Agora caminhar, subir ladeira e chegar na Mesquita Suleyman. Também estava de reforma e apenas uma pequena parte estava aberta ao público. Cheguei na hora das orações, então esperei num bar e restaurante próximo para depois entrar.
Ela é a maior Mesquita de Istambul,construida entre 1550 e 1557 pelo Sultão mais rico e poderoso do Império Otomano: Suleyman I, o magnífico.



Saindo da Mesquita e encarando algumas ladeira cheguei ao Museu da Caligrafia.

Quase em frente está a Universidade de Istambul.

Neste dia também fi visitaro Museu de Tecnologia Islâmica, pois me informaram que o Mapa de Pire Reis estaria lá, mas não estava, apenas uma pintura na parede. O museu é muito interessante, grande e com várias réplicas de costruções tecnológicas do perio otomano.





Depois fui a Mesquita Azul, alias ia todos os dias da uma passada por lá, senti uma paz muito boa, renovama minhas energias.

Fotos do interior da Mesquita Azul





Mais um pouco sa ruas de Istambul, gostei muito da cidade mas 3 dias é muito pouco tempo, melhor reservr de 5 a 6 dias. É muito fácil caminhar em Istambul, apenas siga os trilhos!! A compania de Armin foi agradavel e educativa.




Gostei dste tipo de panqueca:


Existe um pequeno monumento muito perto da Hagia Sophia, pouco visitado apesar de passar em frente, o Marco Zero. Aravés dela que mediam as distâncias. Acho que dão pouco importância a algo tão fundamental.

Entre a Mesquita Azul e o Museu de Arte Islâmica esta o Hipodromo.´Foi o centro esportivo e social de Constantinopla, capital do Império Bizantino.

Lá encontramos 3 obeliscos .
1. Obelisco Egípcio: Obelisco retirado do Templo de Karnak na cidade de Luxor, Egito.

2. Obelisco da Serpente: Retirada do Templo de Apolo em Delfos na Grécia. Hoje há apenas uma parte. Ela tinha 8 metros.Foam retirados do obelisco, as serpentes, porque epresentavam o diabo

3. Walled Obelisco: com32 metos de altura, ela foi construida e decorada com placas de bronze que foram roubadas no periodo das cruzadas.

Agora vou conhecer a Cistena
Ela encontra-se do outro lado da rua da Hagia Sophia. Foi cnstruida por Justina no século 6.
Tem 70 metros de largura por 160 de comprimento. Os turcos a chamavam de Yerebatan, ou seja, palácio subterrâneo. Vale muito a visita~, não perca o pilar com a medusa, os peixes e cuidado para não escorregar!




Visitei mais um museu, Museu de Arte Islâmica e Turca. Muito bom, muios tapete, cerâmicas, caligrafias, metal e etnologia.






Minha temporada em Istambul terminou, amanhã cedo embarco para meu grande sonho: Egito!!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário